Seu olhar para a UFJ

Elaine Cristina Castelhano

Coordenadora do Centro de Divulgação Científica e Cultural

Você já abriu o seu olhar para os encantos da UFJ? Já prestou atenção em paisagens, detalhes da vegetação, arquitetura, animais, pessoas e outros pontos interessantes nos locais por onde passa ou permanece na Universidade? Eu sim! E embora esteja aqui há muitos anos, até hoje me impressiono com as aves – araras, tucanos, curicacas, e com as paisagens que se formam ao fim da tarde, quando o sol se põe. Certamente, outras pessoas já abriram o seu olhar para diversas outras belezas e detalhes da nossa UFJ.

Pensando nisso, a Pró Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (PROECE/UFJ) criou o Concurso fotográfico “Seu olhar para a UFJ”, que teve sua segunda edição realizada entre dias 07 a 09 de Novembro de 2023, durante o VIII Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFJ (VIII CONEPE). Este concurso tem o intuito de incentivar a fotografia enquanto arte e divulgar, sob o olhar dos inscritos, como eles enxergam a Universidade Federal de Jataí, destacando a diversidade em seu cotidiano, atraindo e divulgando talentos.

Nesta edição foram homologadas 25 fotografias distribuídas nas categorias: Natureza; Animal; Flora; Arquitetura, urbanismo e pessoas; Montagem/colagem; Científica e Profissional as quais podem ser vistas pelo link fotografias homologadas. Inicialmente, as fotografias homologadas foram avaliadas dentro de cada uma das categorias por um júri técnico, de acordo com critérios pré-determinados e, ao final, as fotografias que ficaram em primeiro lugar dentro de cada uma das categorias foram exibidas ao público que votou na sua preferida e escolheu a fotografia representativa do VIII CONEPE. A fotografia escolhida, que recebeu mais votos foi “Dentro de um cocho nunca haverá somente ração, há o resultado do acúmulo de anos de conhecimentos” de Emily Nunes da Silva. A cerimônia de premiação ocorreu durante o VIII CONEPE. Conheça as fotografias premiadas em cada uma das categorias:

Assim, a Comissão Organizadora do II Concurso Fotográfico “Seu olhar para a UFJ” agradece a todos que contribuíram para a realização de mais esta edição do concurso, em especial aos participantes que, ao compartilharem o “seu olhar para a UFJ”, enriqueceram nosso olhar para a beleza e arte.