Dezembro 2022 | Ano 2022 | Volume 2 | Número 4 | ISSN 2763-8391
Sejam bem-vindas e bem-vindos
ao volume 2, número 4 do Boletim Eletrônico de Extensão, Cultura e Esporte ou simplesmente beece.
O beece é de acesso aberto, gratuito e em formato digital, buscando facilitar a chegada em suas mãos.
Mensagem de final de ano
Reitoria da UFJ
Depois de dois anos em atividades remotas, foi possível, em 2022, termos a comunidade acadêmica da UFJ de volta a nossos espaços, presencialmente.
E, nesse ano, muitas foram as atividades acadêmicas, apresentações culturais, cursos de extensão, palestras, seminários e tantos outros aqui realizados, sempre com o apoio da reitoria, valorizando o conhecimento científico, pois, acreditamos que o ensino, a pesquisa, a inovação, a extensão, a cultura e o esporte são o verdadeiro caminho para transformar nossa sociedade, seja formando profissionais, seja contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de todos.
Registramos nossa gratidão, solidariedade e reconhecimento pelo esforço sincero de todos que se dedicam de corpo e alma ao seu compromisso com um trabalho responsável, compromissado e compatível com os interesses da nossa instituição e esperamos que, em 2023, continuemos a nos dedicar na construção da prosperidade institucional e a inspirar a consolidação de valores que transcendam as meras rotinas acadêmicas e administrativas, possibilitando o nosso empoderamento, empatia e paz.
Equipe Proece
Dezembro outra vez!
Mais um ano se passa, a cada um, aquela sensação de que foi mais rápido que o anterior. O tempo e sua relatividade!
Ao tempo esperamos, atribuímos e desejamos uma determinada celeridade. Queremos uma cadência determinada pelos fatos, afetos, momentos, presente e futuro.
Aqui, na UFJ, passamos a maior parte do nosso tempo, vivendo nossa vida acadêmica, profissional, criando, recriando e estabelecendo nossas relações.
Que nesta universidade seja sempre um bom lugar para passar o tempo e para ver o tempo passar.
Neste ano que chega, apressadamente ou não, que nos traga alegrias, esperançar(es), aquietar a mente e paz no coração.
Um ano leve, feliz, cheio daquilo que te faz bem!
Que sejamos os espalhadores das coisas boas que queremos enxergar por aí.
É o que desejamos.
Que todos tenham um Natal com muita saúde e paz, e um ano novo de muita esperança e de confiança na ciência.
Feliz 2023!
I Concurso Fotográfico "Seu olhar para a UFJ"
A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (PROECE/UFJ) realizou a premiação do Concurso Fotográfico “Seu olhar para a UFJ” durante o encerramento do VII Conepe, no dia 20 de outubro de 2022. Com o tema “Seu olhar para a UFJ”, o concurso buscou incentivar a fotografia enquanto arte e divulgar sob o olhar dos inscritos, como os mesmos enxergam a universidade, destacando a sua diversidade em seu cotidiano, atribuindo e divulgando talentos.
Conheça os vencedores do I Concurso Fotográfico "Seu Olhar para a UFJ"
VII Conepe e o uso da roda de conversa para a apresentação do trabalho científico
Ludmila Grego Maia
Pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte
Cristiane José Borges
Pró-reitora Adjunta de Extensão, Cultura e Esporte
Mariza Souza Dias
Secretária Administrativa
A interdisciplinaridade e a interprofissionalidade, bem como a articulação da tríade ensino, pesquisa e extensão, são compreendidas como condições fundamentais no ensino universitário.
A partir dessa premissa, trouxemos para o VII Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe) a proposta de realizar as apresentações dos trabalhos científicos em roda de discussões, por eixos temáticos, de maneira articulada e dialógica.
Inovações dessa natureza ainda trazem alguns desafios e necessitam de maior entendimento da comunidade acadêmica, em especial do (a) docente/ TAE/ mediador (a) das salas destinadas às apresentações, com foco no ensino e aprendizagem.
O maior desafio é romper com o modelo tradicional, para uma abordagem mais inclusiva e sem a formalidade da apresentação estruturada, tão bem estabelecida no meio acadêmico.
Ao trazer a proposta da roda, a ideia foi integrar diferentes experiências no ensino, pesquisa, inovação e extensão, bem como colocar para conversar, sobre os temas, alunos de diferentes cursos que trabalham com temas semelhantes.
Na reunião de avaliação da estratégia “café com avaliação”, pudemos verificar pelo feedeback dos mediadores que foi possível desenvolver a interação e a troca de experiências entre os participantes/apresentadores, propiciando o pensamento reflexivo, assim como o estabelecimento de algumas parcerias entre os mesmos, o que nos leva a inferir que a estratégia utilizada torna o processo de apresentação em um evento científico mais interessante e contribui com a construção de conhecimentos e saberes multidimensionais.
I Concurso Fotográfico "Seu olhar para a UFJ"
Elaine Cristina Castelhano
Coordenadora do Centro de Divulgação Científica e Cultural - PROECE/UFJ
Você já parou para olhar quantas belezas tem a nossa UFJ? Nas semanas que antecederam o VII Congresso do Ensino, Pesquisa e Extensão da UFJ (VII CONEPE), a comunidade acadêmica foi convidada a contemplar e registrar essas belezas com o lançamento do I Concurso Fotográfico “Seu olhar para a UFJ”.
Este concurso fotográfico fez parte da programação do VII CONEPE e teve 24 fotografias homologadas (Fotografias homologadas - Seu olhar para a UFJ.pdf), em cinco categorias: Animal, Cityscape, Flora, Natureza e Científica. As fotografias homologadas foram classificadas em 1º, 2º e 3º lugares dentro de cada categoria e estão hospedadas no site do CONEPE, disponível em https://conepe.ufj.edu.br/destaques/concurso-fotografico. Dê um pulo lá e confira, mas, elas também serão apresentadas a vocês na seção #fotoparaobeece.
O julgamento das fotografias foi realizado por uma equipe composta por Phablo Araujo - Fotógrafo (Curso de Física UFJ), Oswaldo Antunes de Assis Neto - Fotógrafo (Curso de Letras PT - UFJ), Mariana Carvalho - Escritora (Curso de Psicologia UFJ) e Vitor Emanuel Gonçalves Cardoso - Desenhista (Psicologia UFG).
As fotografias premiadas em primeiro lugar de cada categoria ilustram a capa desta edição do Beece.
Mas como será que foi a experiência de participar deste concurso?
1° lugar: "O ipê branco e a abelha"
Autor: Danyllo Gustavo Candido Martins
Dannylo Martins, calouro do Curso de Medicina da UFJ, teve sua fotografia premiada na categoria Flora e compartilha um pouco dessa experiência conosco: “Desde o início, achei o campus Jatobá muito bonito e tenho como hobby tirar fotos. A fotografia me surpreende muito pela capacidade de transmitir mensagens e sentimentos”. Segundo Danyllo, ter sido premiado trouxe a ele uma grande alegria e fez com que se sentisse incluído à comunidade universitária e à cidade de Jataí.
1° lugar: "Nina"
Autora: Márcia Cristina da Cunha
Para Márcia Cristina Cunha, premiada na categoria Animal, participar do concurso foi a oportunidade de demonstrar o que observamos na Universidade, além das tarefas diárias, como aulas, trabalho, reuniões e outras. Ela diz: “Foi fantástico participar do concurso, uma experiência inédita para mim, ainda mais que nunca havia participado de nada parecido. Uma oportunidade de conhecer um pouco mais da Universidade é até de nós mesmos.”
1° lugar: "Um mundo de conhecimento"
Autor: Alisson Gustavo Braz
Allison Braz nunca havia se inscrito em um concurso fotográfico antes, e foi incentivado a participar por colegas de trabalho que já haviam tido a oportunidade de conhecer algumas de suas fotos. Ele diz que participar do concurso “Foi um grande aprendizado e felicidade”.
1° lugar: "Embrião de Tropidurus torquatus"
Autora: Letícia Menezes Freitas
Letícia Menezes, premiada na categoria Científica, relata que, ao buscar uma fotografia para o concurso, pôde reviver a experiência do seu mestrado e ter a satisfação de ver a ciência difundida pela exposição das fotos.
1° lugar: "Olhe para cima"
Autora: Ana Elisa do Prado Boschim
Ana Elisa do Prado Boschim conta-nos como foi a escolha da foto para participar do concurso: “Encontrei aquela e achei perfeita! Acredito que todos os estudantes da UFJ já pararam em algum momento naqueles bancos e ‘olharam para cima’ para ver o movimento das árvores”. Ela teve a experiência de acompanhar a premiação de sua fotografia na categoria Natureza por vídeo chamada, já que não foi possível estar presente na cerimônia e diz: “Espero ter novas oportunidades como esta mais vezes!” .
E você, se animou? Que tal abrir o olhar para a contemplação das belezas, que muitas vezes estão diante dos nossos olhos, nas coisas mais simples? Esperamos conhecer “Seu olhar para a UFJ” nas próximas edições do concurso!
Até lá, quando vir algo interessante, compartilhe com a gente, marcando @proeceufj no instagram.
Somos Mulheres:
PLP'S Maria Eloá
Angélica Ferreira Freitas
Discente do curso de Direito da UFJ
Somos mulheres
Força da natureza
Chegamos com o pé na mesa
Não precisamos da permissão de ninguém
Não queremos ser melhor que os homens
Só queremos igualdade de direitos
Que nossa existência seja reconhecida
Nosso trabalho valorizado
Nossas ideias reconhecidas como nossas
Que nossa força tenha espaço de ser.
O preço para carregar nossa carne é caro...
Somos ALVOS!
Nosso corpo evidenciado
Nosso valor é sempre moeda de troca no mercado...
MARCADO!
Nossas linhas são escritas pela mão trêmula, do tempo fêmea.
Nossa ânsia por um mundo onde a gente de fato caiba, é intenso.
Nosso grito de resistência há de ser ouvido pelas outras que virão...
Somos Mulheres
Somos revolução
(Olha eu não queria dizer não)
Mas o que estamos fazendo aqui hoje, já é um chacoalhão
nas estruturas do patriarcado
Promotoras Legais Populares, de fato
É palavra de mulher
Força de união
Luta de mãos dadas
Rebeldia
Edu-ca-AÇÃO
À Maria Eloá,
às tantas outras Marias
Nossas mães, avós, irmãs, filhas e tias
Santificadas, sacrificadas, apedrejadas, prisioneiras do seu tempo
Depois de tanto tempo
Malucas, degeneradas,
sutiãs queimados...
OLHA A GENTE AQUI!
Na fogueira alaranjada
arremessadas sem dó nem piedade
aos gritos de "BRUXA"...
OLHA A GENTE AQUI!
Violentadas pelo amor de suas vidas,
o pai dos seus filhos,
socos e pontapés...
OLHA A GENTE AQUI!
Arreganhadas
parindo na dor do grito uno
das nossas ancestrais...
OLHA A GENTE AQUI!
Somos Mulheres
Somos Esperança
A gente é a mudança
A ajuda à mana ao lado,
A denúncia do silêncio imensurável
A explicação que pode salvar a vida
de outra menina, mulher, Marias
Somos Mulher, somos Promotoras
Legais Populares Maria Eloá
(Angélica Freitas)
A extensão no cenário Regional e Nacional
Ludmila Grego Maia
Pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte
O mês de novembro foi marcado por importantes debates para extensão universitária.
Tivemos o XIII Seminário Regional de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste (SEREX), na Universidade de Brasília, em que se debateu sobre as práticas de Extensão Universitária na região e o tema central foi: A Extensão como meio para formação universitária socialmente referenciada. As discussões nos dois dias mostraram que as instituições públicas de ensino superior precisam responder qual modelo de universidade estão construindo e reforçam a potencialidade da extensão universitária a partir da sua inclusão nos currículos, para romper com a fragmentação do conhecimento, a partir do momento em que se propõe a superar a hegemonia acadêmica e construir espaços de ensino-aprendizagem fora do contexto tradicional a que estamos acostumados.
Confira alguns depoimentos de discente e docentes que participaram no evento:
"O SEREX, foi excelente, porque aprendemos com as exposições feitas, mas também tivemos a oportunidade de compartilhar um pouco do produto científico que a UFJ produz por meio da Escola de Games".
Maria Alves, discente do curso de Letras Inglês:
"Participar do SEREX foi uma experiência ímpar, com uma acolhida impecável pela equipe da UnB. Por ser um evento presencial, foi muito enriquecedor conhecer pessoas e projetos novos. É gratificante ver os alunos e colegas da UFJ apresentando os trabalhos, que relatam a transformação que as ações de extensão causam nos mais variados setores de nossa sociedade".
A docente Marcela, do curso de Psicologia faz, o seguinte relato:
“Fomos para o SEREX apresentar os dados dos 12 anos do Serviço de Orientação Profissional para jovens do Ensino Médio; atualmente, o projeto tem 8 alunos, sendo uma bolsista, e 4 desses estiveram participando do evento em Brasília. Foi uma oportunidade importante de experiência em outros espaços acadêmicos. As mesas sinalizaram o futuro da extensão enquanto uma ação integrada à universidade e que merece destaque. Por fim, nas salas de apresentações de trabalhos, foi possível perceber a riqueza das ações desenvolvidas no Centro-oeste e os benefícios numa via de mão-dupla entre universidade e comunidade. Os alunos que estiveram comigo ficaram encantados com a estrutura da UNB (auditório, blocos de aulas, RU)”.
A aluna Lorena França Ferreira, do Projeto de Extensão Comunidade Aquática, disse-nos que
"Participar do SEREX foi um momento de grande aprendizado no qual pude captar saberes inestimáveis, os quais levarei sempre comigo, pois, o meu olhar e a minha paixão pela extensão só aumentaram".
As acadêmicas do curso de zootecnia/CIAGRA, Alexsandra Cardoso Prado e Rosilaine Aparecida de Oliveira Rodrigues, trazem os seguintes relatos:
“O XIII SEREX se fez um evento único, leve e cheio de troca de informação e aprendizado. Ter participado do evento nos trouxe um olhar mais adequado quanto à importância da extensão na formação acadêmica, por proporcionar aos profissionais maior consciência social”.
“Foram dias de muito aprendizado, histórias incríveis, sempre com um olhar no presente e ideias grandiosas para o futuro da Extensão. Obrigada a todos que participaram ativamente para que esse evento pudesse ser o sucesso que foi e pela recepção calorosa da Universidade de Brasília”.
Finalizamos com a fala da Profa. Dra. Vera Lúcia Banys, do Curso de Zootecnia/CIAGRA:
“A recepção foi maravilhosa, a organização impecável, a troca grandiosa e o conteúdo apresentado consistente e capaz de fazer repensar toda a nossa atuação como docente na universidade no que concerne à extensão! Além da parte cultural! Sensacional!”.
Guerra Contra a Dengue
Cristiane José Borges
Pró-Reitora Adjunta de Extensão, Cultura e Esporte
A Pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte da UFJ realizou, no dia 22 de outubro do corrente ano, mais uma edição do programa UFJ PERTO DE VOCÊ, que teve como foco a guerra contra a dengue.
A atividade extensionista foi realizada em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Secretaria Municipal de Saúde de Jataí (SMS), e contou com participação, como palestrante, do prof. Marcos Morelli (Biomedicina- UFJ), da Enfa. Andryelle Freitas de Rezende (SMS), da Agente de Endemias Eleni Alves de Assis (SMS) e da Biomédica Allana Souza Pereira (Medicina – UFJ).
Para assistir, acesse:
A Revolta dos Perus
Aires Francisco de Oliveira
Coordenador de Arte e Cultura
“Boa tarde criançada…
das graúdas e das miudinhas…
o meu no nome é Curingão…
e o dela é Curinguinha…"
Texto da abertura do mais novo espetáculo do projeto de extensão Art’Cum Pequi, que estreou na praça do Bairro Cidade Jardim II. Nessa belíssima adaptação da peça A Revolta do Perus, da obra teatral homônima de Carlos Queiroz Telles, o Art’ Cum Pequi, mais uma vez, mostra seus talentos e compromisso com o fazer teatral de nossa região. O texto elucida questões relativas às hierarquias que sustentam as relações entre as pessoas e, por meio de uma narrativa cômica e reflexiva, são questionadas as festividades natalinas, de acordo com a ótica dos perus, os quais se revoltam contra o sistema - por estarem na base da pirâmide social impelida a eles.
O espetáculo estreou em um projeto do próprio grupo, beneficiado pela lei municipal de incentivo a cultura de Jataí - Praças – nossos palcos, em que o espetáculo será mostrado em diversas praças das periferias de Jataí, tendo o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e da Javel Veículos.
A próxima praça a receber o espetáculo será a do Conjunto Rio Claro, depois Praça do Dom Abel e, na sequência, a do Estrela Dalva.
Fiquem atentos, em breve, às datas e horários.
Autor: Livre Adaptação da obra de Carlos Queiroz Telles
Diretor: Aires de Oliveira
Produtor: Proece - UFJ, Cyntia Rodrigues
Figurinos: Do Grupo com confecção de Maria da Graças
Cenários: Aires de Oliveira
Maquiagem: Mariana Assis
Elenco: Aires de Oliveira, Cyntia Rodrigues, Mariana Assis, Lucas Arantes, Amanda Leal e Eduardo Rodovalho.
Parte técnica: Vander Almeida
1º JACÁ - Encontros de Cultura e Arte
Aires Francisco de Oliveira
Ator, diretor, cenógrafo e Diretor de Cultura e Esporte - PROECE/UFJ
Foi realizado, no último dia 22 de novembro, o 1º Jacá - Encontros de Cultura e Arte da Universidade Federal de Jataí. O evento cultural aconteceu no auditório do SESC Jataí e contou com a presença de grande público, entre estudantes, servidores e a população em geral, e de figuras importantes da cultura de nossa cidade, como a secretária municipal de cultura, Emília Tereza Carvalho Santos, a presidente da Câmara Municipal, Marina Silveira, da vice-reitora, Giulena Rosa Leite, e do reitor da UFJ, Américo Nunes da Silveira Neto, reitor da universidade, que na ocasião declarou criado o fórum.
As pessoas presentes ficaram encantadas com as atividades culturais apresentadas, pois, puderam aplaudir a Orquestra de Violeiros que alegrou o momento com suas sanfonas, violas e violões, além do canto majestoso de músicas do cancioneiro popular.
Na abertura do evento, as crianças do projeto de extensão Segundo Tempo, da UFJ, do Núcleo Padrão Auta de Souza e Antônio Tosta de Carvalho dançaram coreografias esplêndidas.
Na ocasião, foi oficializada a criação do Fórum permanente de Cultura da UFJ, pelo reitor Américo. apresentados seus membros e ainda Ponto alto e esperado do evento foi a primeira apresentação pública do recém-criado Coral da UFJ, que cantou três belíssimas músicas, emocionando o público e provocando aplausos em pé.
O evento contou ainda com a apresentação do espetáculo "Última Instância", pelo projeto de pesquisa e extensão em teatro, Art’Cum Pequi, que aproveitou o momento para homenagear os participantes do projeto deste ano com troféus.
Durante todo o evento, ficou em exposição as fotos vencedoras do I Concurso Fotográfico “Seu olhar para a UFJ”, promovido durante o Conepe.
Jacá é uma espécie de cesto, usado para armazenar e transportar carne, peixe, queijo, milho etc. Na etimologia da palavra, jacá é uma contração do tupi aiacá, e nos apropriamos para esse uso, como designação de um encontro de festivais de arte e cultura, para resgatar a importância desse objetivo ao longo da história do País, principalmente para os povos originários. Na ideia do JACÁ como encontro cultural, não abarcamos a ideia de guardar ou transportar alimentos para o corpo, mas, em um paralelo, de armazenar e transportar arte e cultura para todos que convivem nessa comunidade em transformação.
Não um armazenar, de guardar para depois, mas de depositar para transitar. Chego com minha arte, com meus saberes, com minha cultura, deposito momentaneamente ali no Jacá, que por ser trançado, espalha por suas frestas a cultura de outros para os outros. Nesse sentido, queremos carregar água no jacá.
Este foi o primeiro encontro de cultura e arte da universidade que leva o nome JACÁ. Embora a universidade esteja constantemente trabalhando com cultura e arte em projetos de ensino, pesquisa e extensão, esses agentes culturais têm se exercitado, constantemente, quase que de forma isolada e é justamente para unir esses trabalhos e promover uma maior visibilidade que o JACÁ foicriado, como um elo entre todos esses fazeres, facilitando a busca por recursos.
Parabéns a todos, e aguardemos o próximo Jacá, que no momento se enche de saberes e culturas para amanhã espalhar toda essa arte.
50º Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão
Ludmila Grego Maia
Pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte
O 50º Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão debateu temas sensíveis para avanço e consolidação da extensão. O evento aconteceu na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Salvador, e os três dias foram marcados por falas contundentes, posicionando a centralidade da extensão universitária e os impactos negativos da orçamentação da educação para as universidades.
Em todo o evento, o fórum reafirmou o papel imprescindível da extensão universitária na formação cidadã e profissional dos estudantes das IFES, sendo urgente o compromisso dos governos federal, estaduais e municipais com a manutenção e o fortalecimento das políticas extensionistas. O documento intitulado “Carta de Salvador”, que apresenta as principais bandeiras de luta e defesa da extensão e que resumem os 3 dias do evento, pode ser lido em: https://www.ufmg.br/proex/renex/
Ainda, na ocasião do encontro, houve a reunião do Fórum Centro-Oeste, coordenado pela Pró-reitora Pró Tempore da UFJ, Profa. Ludmila Grego Maia, que foi reconduzida para mais um mandato no ano de 2023.
Coral da UFJ
Elaine Cristina Castelhano
Coordenadora do Coral UFJ e Coordenadora do Centro de Divulgação Científica e Cultural da PROECE/UFJ
Lucas de Souza Arantes
Regente do Coral UFJ e discente de Licenciatura do Curso de Ciências Biológicas/UFJ
É com muita alegria que compartilhamos com vocês o Coral da UFJ, nascido em setembro de 2022.
O Coral é um projeto de extensão, fruto do sonho e da vontade de diversos docentes da nossa Universidade e apoiado pela gestão da Universidade, hoje conta com aproximadamente 19 coristas que ingressaram num edital aberto que teve como metodologia a audição e a classificação das vozes.
Como principais objetivos do Coral, destacamos o trabalho coletivo, sincrônico e harmonioso na preparação e musicalização dos participantes, a apresentação de espetáculos musicais e a difusão da música e arte.
Entre os participantes, temos alunos de graduação e de pós-graduação, técnicos administrativos, docentes e membros da comunidade externa da UFJ, formando um grupo diverso e unido pela vontade de cantar, de aprender, de se integrar e de levar seu canto às pessoas. O Coral é regido pelo discente Lucas de Souza Arantes, que traz sua vivência musical e experiência na arte para dentro do grupo.
Entre as motivações para a criação do Coral UFJ, estão, além da beleza do canto coral, os diversos benefícios associados a ele, como a integração social, bem-estar, diminuição do estresse, desenvolvimento musical, aumento de repertório e interação com o público.
Parte dos integrantes do Coral UFJ durante um ensaio no SESC Jataí.
Apresentação de estreia do Coral durante o I JACÁ - Encontros de Cultura e Arte da Universidade Federal de Jataí.
Com a criação do Coral, a UFJ por meio da Proece, reitera o compromisso da Universidade com sociedade, no fortalecimento da cultura e arte em Jataí e região.
O Coral fez sua apresentação de estréia no dia 22 de novembro, no auditório do SESC Jataí, durante o I JACÁ - Encontros de Cultura e Arte da Universidade Federal de Jataí. Foi um momento muito especial e com direito a homenagens à Gal Costa, Milton Nascimento, Pena Branca e Xavantinho e Rolando Boldrin.
As solicitações para a apresentação do Coral UFJ devem ser feitas com pelo menos 30 dias de antecedência, via preenchimento de formulário próprio disponível no link Formulário Coral UFJ , para haja tempo de analisar a possibilidade de atendimento e de organizar a apresentação.
Os ensaios do Coral são realizados durante a semana, no SESC Jataí, às terças e quintas-feiras, no período noturno, com os naipes vocais separadamente e, quinzenalmente aos sábados de manhã, com todos os naipes vocais no ensaio geral. Deixo aqui nossos agradecimentos ao SESC pelo apoio em ceder o local para os ensaios do Coral UFJ.
Se você gosta de cantar e gostaria de fazer parte do Coral UFJ, fique atento, em breve abriremos inscrições para novos participantes. As informações sobre as inscrições estarão disponíveis nos canais oficiais da UFJ e da PROECE/UFJ.
Novembro Azul: Amistoso de Futsal e Ações de Promoção à Saúde do Homem
Ana Paula da Silva Perez
Docente do curso de Medicina
Cristiane José Borges
Pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte
Angela Rodrigues Luiz
Coordenadora de Esporte e Lazer
Ana Paula Perez
Docente do curso de Medicina
Lívia Rezende de Oliveira
Docente do curso de Enfermagem
Aconteceu, no dia 21 de novembro 2022, nas dependências do Núcleo de Práticas Corporais (NPC), uma ação de Promoção à Saúde do Homem, em alusão ao “Novembro Azul”, incluindo um jogo amistoso de futsal, orientações acerca da detecção precoce do câncer de próstata e procedimentos de saúde (aferição de pressão arterial e glicemia capilar).
O evento contou com a presença de público externo, servidores e discentes da UFJ.
O mesmo foi uma iniciativa do PET-Saúde Gestão e Assistência, do Programa Segundo Tempo e do Projeto de Extensão O Toque pela Vida e contou ainda com o apoio da PROECE e DASS-PROPESSOAS e patrocínios da Farmácia Drogão Popular e Brasaria do Degas.