Semtembro 2022 | Ano 2022 | Volume 2 | Número 3 | ISSN 2763-8391

Sejam bem-vindas e bem-vindos

ao volume 2, número 3 do Boletim Eletrônico de Extensão, Cultura e Esporte ou simplesmente beece.


O beece é de acesso aberto, gratuito e em formato digital, buscando facilitar a chegada em suas mãos.


Feira das Profissões 2022



Aconteceu em Jataí

Encontro de produtores de mogno-africano


Acessuas trabalho


Vou desafiar você especial

O Programa Segundo Tempo/UFJ está colocando todo mundo para se movimentar e combater o sedentarismo na Universidade. Dessa vez, a equipe desafiada foi a da PROAD, que fez o pedal recreativo no Campus Jatobá e também prestou uma homenagem mais que especial ao servidor Carlos Portilho Assis Cabral.

Feira das Profissões da UFJ 2022

Ana Paula Freitas Vilela Boaventura
Docente Ciências da Computação - UFJ

Dielly Lemes dos Santos
Bolsista - PROGRAD/UFJ

Erin Capureto de Almeida
Docente Zootecnia - UFJ

João Eduardo Alves Ferreira

Bolsista - PROGRAD/UFJ

Rejane Souza Pereira
Bolsista - PROGRAD/UFJ


A escolha da profissão é um período de muitas incertezas. Afinal, é necessário conhecer diferentes áreas e verificar se o curso de fato combina com o perfil dos candidatos.


Pensando nisso, nos dias 24 e 25 de maio, a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Jataí abriu os portões da instituição para receber os alunos do ensino médio, que farão a prova do Enem e, futuramente, a escolha do curso via SISU.

Em 2022, a Feira das Profissões foi especial para os visitantes e organizadores, afinal foi o primeiro evento dessa magnitude em formato presencial e com a chancela UFJ.


Conheça alguns números e dados relevantes:

  1. Contatamos 141 escolas e obtivemos 27 compareceram ao evento

  2. Palestras com os monitores e coordenadores de curso em 18/05, contabilizando mais de 100 participantes

  3. SECOM divulgou para os meios de comunicação de Jataí, foram concedidas 3 entrevistas:

4. Sites:


5. Participantes:

  • 27 caravanas de escolas, caravanas de 11 cidades (contando com Jataí): ALTO GARÇAS – MT, CAÇU, INACIOLÂNDIA, IPORÁ, JATAÍ, MINEIROS, PALESTINA DE GOIÁS, QUIRINÓPOLIS, RIO VERDE, SANTA HELENA DE GOIÁS, SERRANÓPOLIS, 17 unidades escolares de Jataí: Colégio Anglo Jataí, Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, Colégio Dinâmico, Colégio Talento Objetivo, IPSG, Colégio Êxito, Cepi José Feliciano Ferreira, Colégio Estadual Frei Domingos, Centro de Ensino em Período Integral João Roberto Moreira, Cepi Serafim De Carvalho, Cepmg Nestório Ribeiro, Colégio Estadual José Manoel Vilela, Escola Estadual Washington Barros França, Colégio Estadual Alcântara de Carvalho, Colégio Estadual Marcondes De Godoy, Fundação Raízen.

  • 620 almoços do RU ao todo, sendo 330 e 290, consecutivamente nos dias 23 e 24 de maio. A maioria das escolas de Jataí voltaram antes do almoço.


6. Transporte da UFJ


7. Minicursos


8. Monitores

  • Remunerados: 105 discentes

  • Voluntários: 38 discentes


Acervo de fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1dhnuYg2F8qzCQz6uz2_RN4x1TKxQs2ZK


Você já pensou em doar seu corpo para a ciência?

Glender Ferreira dos Santos
Técnico em Anatomia Humana - UFJ

Eduardo Vignoto Fernandes
Docente Biologia - UFJ

Barbara de Lima Lucas
Docente Biologia - UFJ

Converse com seus familiares e amigos. Faça o seu cadastro no Programa!

Programa de Doação de Corpos para fins científicos (PG006-2021, Presentes Anatômicos).

O estudo da anatomia no corpo humano permite que profissionais da saúde conheçam com fidelidade a posição dos órgãos e as características reais do futuro paciente. Além do conhecimento técnico de dimensões, profundidades, espessuras e texturas dos órgãos, é uma oportunidade de oferecer uma formação mais humanizada de futuros médicos, dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, pois o contato com a mortalidade humana desenvolve habilidades como empatia, compaixão, princípios éticos e morais.


Cadastro:

Para o cadastro no Programa, o participante não faz qualquer tipo de pagamento. Doar é um ato voluntário e sem qualquer recurso financeiro a ser recebido. Entretanto, é necessário reconhecer a assinatura no Termo de Doação em cartório. Outros dois formulários deverão ser assinados, sem a necessidade de autenticação da assinatura em cartório, o Formulário de cadastro e o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Esta decisão pode ser revogada a qualquer momento. Além disso, a doação somente será efetivada caso a família esteja de acordo com a decisão, e procure o laboratório de anatomia humana após a morte do doador. A decisão final é da família. O cadastro no programa apenas facilita o processo na ocasião da morte.

Os documentos deverão ser entregues com as cópias do RG e CPF no Laboratório de Anatomia Humana, do curso de medicina, da Universidade Federal de Jataí. Para a entrega, entre em contato pelos telefones secretaria (64)3606-8234, (64)99213-9807, e-mail: presentesanatomicos@ufj.edu.br.

Doação sem Cadastro.

A doação está amparada por lei federal (Lei 10.406 de 2002). Sendo assim, caso o doador tenha manifestado essa vontade, sem contudo se cadastrar, a família poderá doar o corpo assinando o Termo de Doação pela família, reconhecendo a autenticidade da assinatura em cartório. Outros dois formulários deverão ser assinados, sem a necessidade de autenticação da assinatura em cartório, o Formulário de cadastro e o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

Notificação de morte:

A família deve entrar em contato com o Laboratório de Anatomia Humana, do Curso de Medicina da Universidade Federal de Jataí pelos telefones secretaria (64) 3606-8234 ou plantão (64) 99213-9807, e e-mail: presentesanatomicos@ufj.edu.br.

Doação de órgãos, placenta ou fetos (sem certidão de óbito):

O laboratório de anatomia humana também recebe partes do corpo tais como órgãos removidos após tratamento cirúrgico e fetos (produto de abortamento). Para tanto, o doador deverá entrar em contato com o Laboratório de Anatomia Humana do curso de medicina, previamente ao tratamento cirúrgico, para agendar a entrega do material.

Entre em contato pelos telefones secretaria (64)3606-8234 ou (64)99213-9807, e e-mail: presentesanatomicos@ufj.edu.br.

É necessário que o órgão doado seja entregue com o Termo de Doação de Órgãos assinado (assinatura autenticada em cartório). Além das cópias do RG e CPF do doador, outros dois formulários deverão ser preenchidos e entregues, sem a necessidade de autenticação da assinatura em cartório, o Formulário de cadastro e o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

Natimorto com Certidão de Óbito

Quanto o feto ou natimorto apresenta o documento de Certidão de Óbito, é considerado uma doação secundária pela família. O corpo deverá ser entregue com a Certidão de óbito e Termo de Doação devidamente assinado pela família, e com autenticidade da assinatura reconhecida em cartório. Além das cópias do RG e CPF da mãe, outros dois formulários deverão ser assinados, sem a necessidade de autenticação da assinatura em cartório, o Formulário de cadastro com as informações da gestação e da mãe, e o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

Aconteceu em Jataí

Barbara de Lima Lucas
Docente do curso de Medicina - UFJ

Glender Ferreira Santos
Técnico do Laboratório de Anatomia Humana - UFJ

Francisco José Assis Cabral
Jornalista, TV e Rádio Câmara, Câmara Municipal de Jataí.

Giuliano Vilela Pires
Coordenador Pedagógico - Escola de Gestão e Eficiência Legislativa (EGEL)


Aconteceu em Jataí, no dia 29 de agosto, no auditório do Sesc, a primeira Cerimônia em agradecimento aos doadores de corpos. O evento é uma homenagem da comunidade acadêmica e local à ação altruísta de pessoas que decidem doar o seu corpo, no todo ou em partes, para a ciência.

A solenidade fez parte das ações do Programa de Extensão Universitária em desenvolvimento na UFJ Presentes Anatômicos (PG006-2021). Contemplou aspectos culturais e bioéticos estimulando a reflexão crítica a respeito da temática de doação. No aspecto cultural, a doação foi abordada a partir da discussão de líderes religiosos de diferentes doutrinas, contando com a participação do Frei Paulo Batista, do Pastor Silvio Matheus Lopes, e José Lúcio Vieira Alves representando a Doutrina Espírita. Já no âmbito bioético, houve a colaboração de um representante da Sociedade Brasileira de Anatomia, reitores, coordenadores e professores de Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, e que citaram a importância didática da utilização de corpos doados para o estudo.

Além da Secretaria de Comunicação (SECOM) da UFJ, participaram da divulgação do evento a TV Sudoeste, Portal Panorama e as rádios Sucesso, Kativa FM e Difusora. Participaram também como colaboradores do evento a Funerária Alfaix e a Câmara Municipal de Jataí, cuja equipe de Cerimonial foi responsável pela condução dos trabalhos, além da equipe da TV Câmara, responsável pela transmissão do evento ao vivo.

Durante a cerimônia foi anunciada a exibição do programa da TV Câmara Espiritualidade em foco: a doação de órgãos e corpos para fins científicos. O programa faz parte de uma parceria entre o Laboratório de Anatomia Humana da UFJ, a Escola de Gestão e Eficiência Legislativa (EGEL) e a TV Câmara da Câmara Municipal de Jataí. Serão apresentadas entrevistas sobre a opinião das diversas crenças e religiões sobre a doação de órgãos para fins científicos. O material do Espiritualidade em Foco está disponível nosso site: https://lah.jatai.ufg.br/p/43913-espiritualidade-em-foco-tv-camara, no canal no YouTube: https://m.youtube.com/c/C%C3%A2maraMunicipalJata%C3%AD e nas redes sociais do legislativo jataiense.

Para mais informações sobre o programa, entre em contato com o Laboratório de Anatomia Humana, do Curso de Medicina da Universidade Federal de Jataí, pelos telefones da secretaria: (64) 3606 8234 ou (64) 99213 9807 e pelo e-mail presentesanatômicos@ufj.edu.br.

Conhecer para enfrentar: tecendo diálogos sobre acolhimento e garantia de direitos das mulheres em situação de violência doméstica e intrafamiliar

Marcela Cristina de Moraes
Docente e Coordenadora do Curso de Psicologia

No dia 10/08/22 aconteceu a palestra “Conhecer para enfrentar: tecendo diálogos sobre acolhimento e garantia de direitos das mulheres em situação de violência doméstica e intrafamiliar”, organizada pela coordenação do Curso de Psicologia da UFJ e a equipe do Juizado de Violência doméstica e familiar de Jataí. O objetivo da atividade foi estreitar os laços entre as duas instituições, a fim de fortalecer o movimento de luta em defesa do direito das mulheres. O evento foi realizado no auditório da Unidade de Ciências Sociais e contou com a presença de mais de 75 participantes, entre discentes e docentes de diferentes cursos. A fala foi conduzida pela juíza Sabrina Rampazzo de Oliveira e pelas psicólogas Nayra Daniane Mendonça e Aline Soares Santos. Os presentes tiveram a oportunidade de conhecer sobre a temática por meio de estatísticas alarmantes que coloca o município de Jataí, entre a 3ª cidade mais violenta, para as mulheres, do estado de Goiás e a 82ª à nível nacional, ficando entre as 100. Para enfrentar essa situação cabe a disseminação do conhecimento, a fim de que todos possam compreender os diferentes tipos de violência contra a mulher que se configura como crime, enquadrado na Lei Maria da Penha (2006), bem como conhecer a rede de controle e apoio existente no município que contribui para fiscalização e denúncia. Somado a isso, a equipe do juizado conclama toda a comunidade acadêmica para que a temática possa ser trabalhada a nível de ensino, pesquisa e extensão, entendo que essa situação atravessa à todes.

Telefones úteis

Delegacia Especializada de Atendimento à mulher de Jataí: (64)3636-9689/99919-7801

Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Jataí: (64) 99311-1518;

Serviço de Psicologia do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Jataí: (64) 99971-2810;

Polícia Militar: 190

Patrulha Maria da Penha: (64) 99938-6637;

Delegacia Geral de Polícia Civil: (64) 3632-0701/3632-0702/3632-0706.

Instagram:@juizadoviolenciadomesticajatai


Acessuas trabalho

Katyucia de Souza
Assistente Social, Coordenadora do Programa ACESSUAS TRABALHO, Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania - SDSC, JATAÍ - GO


Embora o desemprego tenha diminuído no Brasil, a melhora no mercado de trabalho ainda não foi suficiente para reduzir a proporção de trabalhadores que espera há muito tempo por uma recolocação no mercado, pois quanto mais tempo o trabalhador fica desempregado, maior dificuldade ele tem para conseguir uma recolocação no mercado de trabalho. Essa relação está intimamente liga com uma serie de fatores e dentre eles, vamos destacar a qualificação profissional.


A qualificação profissional nos dias atuais é um diferencial fundamental no momento de buscar e se candidatar a uma oportunidade de trabalho, e quando falamos em qualificação, falamos em conhecimento. O mercado de trabalho brasileiro se sofisticou. Para conseguir estar inserido no mundo do trabalho, primeiro, é preciso que o candidato apresente qualificação na área desejada. Isso pode ser conseguido por meio de cursos técnicos, de extensão e de capacitação.


Com a preocupação de que essas oportunidades sejam aproveitadas pelo segmento mais vulnerável da população, a prefeitura de Jatai, por meio da Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania - SDSC, através do Programa do Governo Federal Acessuas Trabalho, que é uma iniciativa da Política Nacional de Assistência Social para promover o acesso de seus usuários a oportunidades no mundo do trabalho, por meio de ações integradas e articuladas voltadas para a garantia dos direitos e cidadania das pessoas em situação de vulnerabilidade social.


O Acessuas trabalho promove ações de articulação, mobilização e encaminhamento de pessoas com situação de vulnerabilidade ou risco social para garantia do direito da cidadania e inclusão ao mundo do trabalho, por meio do acesso aos cursos de formação e qualificação profissional, ações de inclusão produtiva e serviços de intermediação de mão de obra.


São usuários do programa as pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, com idade de 14 a 64 anos residentes na Zona Urbana e Rural do município de Jataí, com prioridade para as pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), atendidas em programas de transferência de renda, serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais.


O programa oferta uma série de atividades realizadas em oficinas, estes têm a periodicidade de uma vez por semana, com duração de no mínimo1h30 e máximo de 3h por encontro, participação de um número máximo de 25 usuários em cada oficina. As inscrições podem ser realizadas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Dentre as principais atividades realizadas no programa destaca-se a oferta de cursos de qualificação profissional que serão operacionalizados em parcerias com os Institutos e Universidades Federais e Estaduais, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), bem como demais parceiros da rede pública estadual e municipal.


Os cursos oferecidos são pensados a partir da demanda que vem o próprio usuário inscrito no programa, ainda existe uma articulação para estabelecer parceiras com empresários da região com o objetivo de ofertar vagas de emprego ao público alvo bem como ofertar a esses empresários uma mão de obra qualificada indo de encontro com as necessidades do mercado de trabalho de Jataí.


Sabendo que o chamado gargalo do emprego está na ausência de profissionais especializados e que mostrem além da qualificação, comprometimento, espírito de equipe e de liderança, capacidade de inovar e empreender e ambição, ou seja, ser e fazer a diferença então é preciso exercitar além dos músculos, também o cérebro.


Além de orientar, e motivá-los, trabalhar a autoestima e fazer com que descubram o potencial que possuem e as oportunidades que podem ter no mundo do trabalho para isso é necessário mostrar aos usuários a importância de estudar, atualizar-se, buscar novos conhecimentos, pois é preciso descobrir novos horizontes, agregar conhecimentos, sabedoria, para depois fazer o encaminhamento para cursos e oportunidades de emprego.


Afinal esse é o papel da Politica Nacional de Assistência Social e do SUAS mobilizar, por meio da informação, divulgação e sensibilização, seus usuários, encaminhá-los para cursos e demais oportunidades no território, e acompanhar a trajetória objetivando a inclusão e emancipação social.


REFERENCIAS


BRASIL. Constituição (1988). Constituição Federal. ed. 32ª . Brasília.


BRASIL. Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. PROGRAMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DO ACESSO AO MUNDO DO TRABALHO – ACESSUAS TRABALHO – Orientações técnicas, Brasília, MDS, 2013.


https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/08/12/tres-em-cada-dez-desempregados-no-brasil-seguem-em-busca-de-trabalho-ha-mais-de-2-anos-aponta-ibge.ghtml


https://www.cnnbrasil.com.br/business/escassez-de-mao-de-obra-qualificada-no-brasil-atingiu-81-em-2022-diz-pesquisa/


https://www.ibge.gov.br/explica/desemprego.php

Encontro de produtores de mogno-africano

Robson Schaff Corrêa
Docente Engenharia Florestal - UFJ

Ocorreu um encontro de produtores da Associação Brasileira de Produtores de Mogno-africano (ABPMA) em Caçu, GO. Na fazenda anfitriã, a Fazenda Ribeirão dos Paulas, a associada Daniela Romão recebeu todos e serviu como palco de demonstração de todo o processo da fazenda e da serraria, com visitas à campo e muito mais.

Houve também diversas palestras que trouxeram bastante informações de qualidade para os presentes, com os temas Morte Súbita, com os palestrantes Rafael Ferreira, Lucas Benso e João Augusto; a apresentação do programa de Exportação da Apex Brasil, que treina os produtores para estarem aptos à exportarem e participarem do mercado internacional; e o dia de campo com o Professor Robson Schaff Corrêa, que esteve com os associados em uma agradável e informativa visita à campo e em experimento nas plantações de mogno-africano em Caçu.

Podemos resumir o encontro em uma frase: "pena que não durou mais, um show de informações, aprendizados e amizade".