Formatura da 1ª turma de Promotoras Legais Populares de Jataí “Turma Maria Eloá”
Profa. Marcela Cristina de Moraes
Docente do Curso de Psicologia da UFJ
Aproveitamos o mês de março, no qual se comemora o Dia Internacional da Mulher para relembrar a formatura da 1ª turma de Promotoras Legais Populares de Jataí.
As Promotoras Legais Populares (PLP’s) é um projeto cuja finalidade principal é a capacitação de cursistas, mulheres das mais variadas origens, em noções de direito, gênero, cidadania e libertação, para que possam atuar na defesa dos direitos femininos e na transformação da realidade social. Para tanto as ações do projeto estão assentadas na Educação Popular, a partir de uma metodologia dialógica que valoriza o saber da comunidade e as realidades culturais para que novos saberes possam ser construídos.
Em Jataí, esse projeto de extensão foi conduzido por muitas mãos femininas, a saber: do Instituto Federal de Goiás (IFG) tivemos a professora Aline, as discentes Júlia e Thaís do Médio Integrado em Edificações e a discente Adriana; e da Universidade Federal de Jataí (UFJ) contamos com a professora Marcela e a discente Francielle do Curso de Psicologia, e as professoras Sirlene e Helga do Curso de Direito e a discente Angélica também do Curso de Direito.
Nossa preocupação inicial era fazer uma divulgação ampliada que pudesse atingir diferentes mulheres da comunidade, não acadêmico, mais potente em diferenças. Para nossa surpresa e alegria o grupo se formou diverso, com mulheres de diferentes faixas etárias e diferentes ocupações e vivências. E foi assim, que iniciamos nossos encontros, no dia 07 de maio de 2022, com um total de 30 cursistas.
Foram 14 encontros, realizados nas tardes de sábado, de 4 horas cada, nos quais foram trabalhados conteúdos relacionados com os direitos das mulheres, entres eles: diferentes tipos de violência, racismo e outros preconceitos, direitos trabalhistas, violência obstétrica, mulher na política, sexualidade, saúde mental, autocuidado, entre outros. Muitas mulheres foram convidadas a estarem conosco dividindo seus conhecimentos e cada cursista somou com a discussão a partir dos seus saberes.
Muitas de nós, iniciou o curso com alguns preconceitos, e sem a real tomada de consciência dos riscos que nós mulheres corremos diariamente, simplesmente por sermos mulheres. Infelizmente, Jataí é a 3ª cidade do estado de Goiás mais perigosa para as mulheres viverem, e também está na posição 82 entre as 100 cidades brasileiras mais violentas contra a mulher. Não é fácil ser mulher em Jataí, por isso destacamos a importância desse curso que teve como objetivo formar mulheres conscientes e fortalecidas para que possam lutar por si mesmas e por outras mulheres que estão na comunidade.
Para encerrarmos nosso curso e selar nosso compromisso político e social, a turma escolheu fazer ações de conscientização nas escolas do ensino médio e EJA (Educação de Jovens e adultos), para tanto 4 escolas receberam nossas cursistas que preparam rodas de conversa sobre a violência contra a mulher e a importância do feminismo.
Por fim, foi no dia 26 de novembro de 2022, no auditório do IFG/Dante Mosconi que realizamos a cerimônia de formatura da I Turma de PLP's de Jataí, que escolheu femenagear a Maria Eloá de Souza Lima, mais conhecida como Dona Maria Eloá, a mais importante escritora viva da região de Jataí, preocupada com o cerrado, com a educação e com a luta política pelos direitos do povo. Assim, foi na presença de familiares, amigos, e das professoras Ludmilla (UFJ) e Marluce (IFG), representantes da extensão nas suas respectivas instituições, que entregamos o diploma para 23 mulheres cursistas.
Para concluir, não é demais afirmar que a nossa luta não é só pelo direito das mulheres, nossa luta é contra o racismo, a homofobia, contra o sistema capitalista explorador, contra a destruição do meio ambiente, contra os preconceitos diversos que ultimamente tem atingido todas e todos. Por fim, somos a favor de um estado de direitos iguais para todas e todos.
Sigamos na Luta. Avante PLP's!